Skip to main content

Consultores em GP

 

Procedimentos Certificação Consultores

A APOGEP realiza dois Ciclos de Certificação anuais, um em cada semestre.

Para cada Ciclo de Certificação são definidas datas para a submissão de candidaturas, realização de Exame, entrega de Relatórios, Workshop de Certificação e Entrevistas. Os ciclos de certificação de consultores de gestão de projecto coincidem com os ciclos definidos para os gestores de projectos.

Os procedimentos de certificação são os mesmos para os dois níveis de certificação:

Nível

Submissão da Candidatura

Exame

Certificação

Relatório

Certificação

Workshop

Certificação

Entrevista

Certificação

BC

CV

SP

SA

PPMC

X

X

X

X

X

X

X

X

PMC

X

X

X

X

X

X

X

X

BC – Boletim de Candidatura

CV – Curriculum vitae

SP - Proposta de relatório de consulto


Submissão de Candidatura

O processo de certificação inicia-se com a submissão de uma candidatura, constituída pelos seguintes documentos:

.Boletim de candidatura

.Curriculum vitae (CV)

.síntese da proposta de relatório de consultoria (1 a 3 páginas A4, mais anexos). A proposta deve descrever sumariamente 3 a 5 casos que o candidato pretende utilizar no relatório de certificação, incluindo para cada caso a estrutura organizacional e o cronograma dos serviços de consultoria.

Sem que todos os elementos acima indicados, que são obrigatórios para o processo de candidatura, estejam entregues não será possível prosseguir o processo de certificação.

A aceitação da candidatura depende da experiência documentada pelo Candidato.

A APOGEP reserva-se o direito, com base no parecer da Comissão de Certificação, de não aceitar as candidaturas que entenda não satisfazerem aos requisitos mínimos do respectivo nível. Neste caso, poderá ser proposta ao Candidato a candidatura a um nível inferior.

 

Os candidatos serão informados da aceitação das respectivas candidaturas no prazo máximo de 20 dias úteis, a contar da data em que os respectivos processos sejam considerados completos. 

Uma vez aceite a candidatura, será enviada ao Candidato:

  • Uma cópia do National Competence Baseline (NCB), localização para Portugal do ICB
  • Uma cópia do Addition to the National Competence Baseline (ICBC)
  • O Manual de Certificação
  • O questionário de self-assessement
  • O conjunto de perguntas exemplo de exame (só para candidatos que tenham de realizar o exame de níveis C)
     

Os candidatos devem entregar  o questionário de self-assessement completamente preenchido e assinado, quando do envio do relatório de certificação.

Os candidatos devem, após aceitação da candidatura, enviar para cert@apogep.pt a seguinte documentação:

•    Cópia de Certificados comprovativos de habilitações académicas e / ou profissionais
•    Declarações comprovativas da experiência profissional

Notas : 
•    O questionário de self-assessement é um documento obrigatório para todos nos níveis devendo ser preenchido e assinado por todos os candidatos.
•    Toda a documentação de candidatura deve ser enviada em formato electrónico para cert@apogep.pt

Os Candidatos à certificação PPMC e PMC estão isentos do exame se possuírem um certificado IPMA nível A, B ou C. Caso o candidato não tenha uma destas certificações, deve realizar o exame de certificação de gestores de projectos nível C. Neste caso, os candidatos são submetidos a um exame escrito de avaliação dos conhecimentos base de gestão de projectos. O resultado deste exame é eliminatório. Para obter aprovação, o candidato terá que obter a classificação mínima de 120 pontos num total de 200. O exame terá uma duração de 3 horas e meia.

No caso de um candidato ter um certificado Nível D válido, fará uma parte do exame na qual terá de obter a classificação mínima de 60 pontos num total de 100. Neste caso, o exame terá duração de uma hora e quarenta e cinco minutos.


Os resultados do exame são comunicados aos candidatos no prazo máximo de 20 dias úteis, após a sua realização.

Os candidatos deverão apresentar três exemplares do relatório.

 

Candidatos ao Nível PPMC

O Candidato deve entregar um relatório descrevendo três a cinco serviços de consultoria, descrevendo três a cinco serviços de consultoria, em que seja exposta a sua experiência profissional na prestação de serviços de consultoria, ao nível organizacional, de gestão de programas, portefólios e projectos, realizados sob a sua responsabilidade directa.

Uma vez que o júri de avaliação, neste nível, será normalmente um júri internacional, o relatório de certificação deverá ser escrito em língua Inglesa, podendo os anexos (evidências) estar redigidos em Português.

 

Candidatos ao Nível PMC

O Candidato deve preparar um relatório, descrevendo três a cinco serviços de consultoria, em que seja exposta a sua experiência profissional na prestação de serviços de consultoria de gestão de projectos, realizados sob a sua responsabilidade directa.

Uma vez que o júri de avaliação, neste nível, será normalmente um júri internacional, o relatório de certificação deverá ser escrito em língua Inglesa, podendo os anexos (evidências) estar redigidos em Português.

O Workshop de Certificação tem por finalidade avaliar a experiência e atitude dos Candidatos contribuindo ainda para uma avaliação mais profunda dos respectivos conhecimentos técnicos.

O Workshop, com a duração de um dia, é constituído por um conjunto de exercícios destinados a avaliar a experiência e a atitude comportamental dos Candidatos, tendo em vista a sua adequação aos diferentes níveis de certificação.

Só são admitidos ao Workshop de Certificação os candidatos que tiverem entregue, dentro do prazo, os respectivos Relatórios de Certificação.

Para além dos exercícios mencionados, os candidatos realizam, na tarde do dia do workshop, um exame de consultoria, com duração de duas horas e meia. Este exame é constituído por perguntas abertas cobrindo todos os elementos descritos no ICBC e elementos complementares do NCB nomeadamente elementos de competência 1.03, 1.06, 1.16, 2.02, 2.10, 2.12, 3.04 e 3.06. O resultado deste exame será uma componente da avaliação final conjugada com os restantes exercício do workshop, avaliação do relatório e entrevista.

A entrevista é constituída pela discussão do relatório de serviços de consultoria (Nível PPMC e PMC) com o Júri de Certificação, constituído por dois assessors.

A entrega dos certificados é feita após o cumprimento de todas as etapas acima descritas, em caso de aprovação nas mesmas e após o pagamento de todos os encargos. 
Os certificados são entregues na APOGEP contra a assinatura de um termo de entrega.

Caso o Candidato entenda que o seu processo de certificação não obedeceu aos critérios definidos pode apelar para a Comissão de Certificação. O apelo deve ser apresentado por escrito, utilizando modelo próprio a ser solicitado a cert@apogep.pt , no prazo máximo de 20 dias úteis após a recepção do resultado, explicitando as razões que levam o Candidato a questionar a não aplicação dos procedimentos de certificação definidos. O Candidato é notificado da decisão do apelo no prazo máximo de 20 dias úteis.


Especificidade da Certificação Consultores

Em todo o processo de certificação de consultores, para além dos elementos de competência de gestores de projecto, descritos no ponto anterior, serão verificados adicionalmente os conhecimentos e experiência do Candidato, face a cada um dos elementos de competência relacionados com serviços de consultoria descritos no ICBC.

O conjunto dos elementos de competência é o seguinte:

1Competências Técnicas
C1.1

Estratégias e conceitos de consultoria

C1.2Fases de consultoria
C1.3Estratégias de aquisições
C1.4Análise organizacional e clarificação de requisitos
C1.5Métodos e intervenções de consultoria
C1.6Métodos de avaliação
2Competências Comportamentais
C2.1

Atitude e comportamento profissional do consultor

C2.2Múltiplos papéis do consultor de gestão de projectos
C2.3Gestão do relacionamento
C2.4Capacidade de lidar com a incerteza
3Competências Contextuais
C3.1Estratégias, estruturas e culturas das organizações
C3.2Processos de gestão
C3.3Gestão da mudança organizacional, melhoria contínua e gestão do conhecimento
C3.4Micro políticas e poder nas organizações

 

Estes elementos de competência estão descritos no ICBC – Addition to the IPMA® Competence Baseline for PM Consultants, o referencial de competências adicionais para consultores que, em conjunto com o ICB, constitui a base técnica e metodológica de todo o sistema de certificação.

A APOGEP disponibiliza a todos os Candidatos à certificação uma versão electrónica do NCBC – Addition to the National Competence Baseline for PM Consultants, localização para Portugal do ICBC.

A finalidade do NCBC é disponibilizar o conhecimento dos elementos adicionais de competência técnica, comportamental e contextual do consultor. O NCBC não é um livro de estudo, mas um livro de referência para todos os Candidatos à certificação de consultores.

instagram
instagram
instagram