Home IPMA News Apogep Sustentabilidade e Gestão de Projetos Terça, 21 Novembro 2017
Sustentabilidade e Gestão de Projetos Versão para impressão Enviar por E-mail

Conselho de Delegados

Comunicado

10 de setembro de 2017, Astana, Cazaquistão

 

A International Project Management Association (IPMA) é uma federação de 68 nações-membro, que colaboram para promover o reconhecimento da gestão de projetos e envolver as partes interessadas em todo o mundo no progresso da profissão.

 

O Conselho de Delegados da IPMA discutiu, durante o seu encontro em Astana, Cazaquistão, a importância da sustentabilidade para projetos, gestores de projetos e a profissão da gestão de projetos na generalidade. Não é coincidência que, no mesmo dia, a Expo Mundial 2017 em Astana fechou as suas portas com uma visão positiva sobre o tema central ‘Futura Energia’. Durante os últimos três meses, conduziu-se um diálogo intenso com o objetivo de colocar o foco no futuro da energia e em soluções energéticas inovadoras e práticas e seus impactos. Os projetos são instrumentais para alcançar soluções sustentáveis. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas configuram uma agenda global para todos e tudo, incluindo a nossa profissão.

 

A profissão de gestão de projetos, como um todo, deve espelhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, considerando-os ao desenvolver os seus objetivos e planos assim como ao colocá-los em prática nos contextos específicos. Uma associação global como a IPMA pode disponibilizar à profissão as suas boas práticas (por exemplo, standards) e reconhecer as realizações e conquistas em termos de sustentabilidade nos projetos (por exemplo, através de prémios de mérito).

 

Alcançar a sustentabilidade requer um papel ativo de todas as pessoas envolvidas nos projetos, programas e portfolios. A partir de Astana, os membros da IPMA fazem um apelo global à ação, para que ativamente seja apoiada a consecução da sustentabilidade através dos projetos, aumente a consciencialização e a adoção de competências sustentáveis.

 

O Presidente da IPMA, Reinhard Wagner, confirmou a posição da IPMA, afirmando: “Assistir às notícias quotidianas faz-me sentir que realmente precisamos de mudar algo. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas indicam o caminho e consituem um apelo urgente a todas as pessoas envolvidas na gestão de projetos. A IPMA fornece orientação através dos seus três standards globais, IPMA ICB®, IPMA OCB®, IPMA PEB® e continuará a promover competências em toda a sociedade para permitir um mundo em que todos os projetos tenham sucesso.”

 

Este comunicado foi difundido por todas as 68 associações-membro da IPMA.

 

Os presidentes da IPMA, Reinhard Wagner, e da APOGEP – Associação Portuguesa de Gestão de Projetos, António Andrade Dias, estão disponíveis para comentários. Por favor, contacte através de info@ipma.world ou Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , respetivamente.

 

 

Membro

Junte-se a nós nas redes sociais

logo linked inlogotipo facebook

 

Contacte-nos

APOGEP

Telefone: 21 8481440 - Email: info@apogep.pt
Sede: Rua do Conde de Redondo 8 - 6 Dt Lisboa

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.